Minha carreira - Primer RH

Leitura: 12 dicas para estimular o hábito em você

21 de Maio de 2021

A leitura rotineira pode trazer diversos benefícios para sua vida. Confira algumas dicas para te estimular a manter esse bom hábito.

A leitura é importante para o desenvolvimento das crianças e faz com que se tornem adultos questionadores.

Algumas pessoas já nascem com o hábito da leitura e o cultivam desde a infância, porém se você não consegue se concentrar e ler ao menos um livro por mês fique atento nas dicas que estarão a seguir. Não existe uma fórmula mágica para cultivar o hábito e amor pela leitura, mas basta começar a ler que você perceberá o quão gratificante é concluir uma leitura proveitosa.

Arranjo de livros dispostos em uma mesa

Foto: freepik

Dica #1:

Escolha livros de gêneros de que você gosta, não adianta escolher livros conhecidos e clássicos com mais de mil páginas para o primeiro contato com a leitura. Ou seja, não saia lendo Guerra e Paz de Leon Tolstói logo de cara. Mas se curtir livros grandes, tudo bem.

Dica #2:

Tire um tempo do seu dia para a leitura, cultive o hábito nem que sejam poucos minutos antes de dormir.

Dica #3:

Desligue a televisão e embarque na história escolhida, não precisa cortar a televisão de sua rotina, mas sim destinar um pouco do tempo que passaria assistindo e destiná-lo à leitura.

Dica #4:

Crie um espaço para leitura em sua casa, não precisa nada muito elaborado, mas que seja aconchegante enquanto estiver lendo. Como seu quarto, por exemplo.

Dica #5:

Cultive amizades que gostam de ler, procure pessoas para conversar sobre os livros que está lendo e peça dicas de acordo com seu gosto de leitura.

Dica #6:

Faça metas de leitura, estipule uma quantidade de páginas diárias ou uma quantidade de livros que lerá durante o mês. Vale também já deixar os títulos escolhidos para facilitar e economizar o tempo. Crie uma agenda ou até mesmo um cronograma em sites voltados para leitores para verificar seu progresso nas leituras.

Dica #7:

Procure dicas de livros em sites, blogs, canais do YouTube, Skoob  ou Goodreads. Sempre existem pessoas com o mesmo gosto literário que o seu e é importante essa troca de percepções sobre as leituras que estão feitas e novas indicações de obras que poderão o agradar.

Dica #8:

Caso esteja mais habituado com a leitura, procure variar os gêneros que serão lidos e até mesmo ler dois livros ao mesmo tempo para treinar o cérebro a separar as histórias e melhorar a sua capacidade de retenção do que é lido.

Dica #9:

Faça visitas a bibliotecas, livrarias ou sebos, você sempre irá encontrar algum título que o agrade e chame a atenção para a leitura. Esse contato com os livros físicos fará com que você sinta mais vontade de ler. Assim que elas voltarem a abrir, claro. #fiqueemcasa.

Dica #10:

Use a tecnologia a seu favor, tenha sempre um e-book em mãos para aquele tempinho que sobra no descanso do trabalho ou enquanto espera ser atendido em algum estabelecimento. Agora é possível baixar aplicativos de bibliotecas em seu celular e tablet e armazenar os livros que você pretende ler, sendo que os livros digitais salvam o progresso da leitura e contam com diversos mecanismos para tornar a leitura interativa. Lembrando que você também pode encontrar e-books grátis em lelivros.love e no Domínio Público.

Dica #11:

Faça parte de Clubes de Assinatura que enviam livros mensalmente, à escolha da curadoria do grupo, pois assim você terá livros indicados por outros leitores e conhecerá novas histórias e gêneros literários.  Nós indicamos a gauchíssima TAG Livros.

Dica #12:

Não torne a leitura uma obrigação, mas sim uma forma de diversão e descontração. Quando a leitura se torna uma obrigação, o prazer ao conhecer novas histórias se torna enfadonho e poderá desmotivá-lo.

Boa leitura!


Links relacionados:

Literatura brasileira também é uma leitura boa

Compartilhe