Minha carreira - Primer RH

9 boas práticas ao participar de uma entrevista

29 de Janeiro de 2021

Depois de encontrar uma vaga que tem tudo a ver com o seu perfil, você se candidata, o RH da empresa vê o seu currículo e logo em seguida entra em contato com você para marcar uma entrevista.

É neste momento que o recrutador vai te conhecer melhor, entendendo se o seu perfil está de acordo com a vaga e se você tem compatibilidade com a cultura da empresa. A entrevista uma das etapas mais importantes de qualquer processo seletivo e, por isso, é fundamental que você tenha uma boa performance, permaneça no processo seletivo e conquiste a vaga.

Você sabe como se sair bem neste momento tão importante, presencial ou online?

Neste artigo, preparamos uma lista com 9 boas práticas para você adotar nas suas próximas entrevistas e garantir um bom desempenho. Confira!

Como se sair bem em uma entrevista de emprego 

Sentir nervosismo, ansiedade e levemente pressionado em uma entrevista de emprego é normal justamente pela importância dessa etapa do processo seletivo. O ponto é entender como controlar esses sentimentos para que eles não prejudiquem o seu desempenho.

Para te ajudar nesse momento, existem boas práticas que podem fazer a diferença tanto na preparação quanto para a hora da entrevista. Saiba como se sair muito bem na sua próxima entrevista:

Estude seu currículo 

person wearing black coat close-up photography

Antes de participar da entrevista, revisite o seu currículo e relembre suas experiências. Além de identificar as experiências que têm mais relação com a vaga, relembre situações em que você aplicou habilidades como inteligência emocional, liderança ou produtividade.

Durante a entrevista, o recrutador pode fazer perguntas relacionadas às suas experiências anteriores e situações específicas em que você aplicou suas competências. Mesmo que você não saiba exatamente o que será perguntado, estudar o seu currículo te prepara melhor para isso.

Outro ponto importante: a entrevista não serve apenas para reproduzir aquilo que está no seu currículo. Como o recrutador já teve acesso ao seu resumo profissional, não repita todas as informações que estão no documento. A melhor alternativa é ressaltar as suas habilidades e diferenciais que não estão no currículo.

Pesquise detalhes sobre a empresa e a posição 

Assim como a empresa deve se identificar com você, é muito importante que você também se identifique com a empresa. Por isso, procure mais informações sobre ela, busque detalhes sobre a cultura organizacional e reflita se você se vê naquele ambiente.

Demonstrando o seu conhecimento sobre a empresa durante a entrevista, o recrutador vai entender a sua identificação com a companhia e isso pode tornar o resultado da entrevista mais positivo.

Vista-se adequadamente

man wearing blue suit

Esse é um ponto muito importante. As suas roupas dizem muito sobre você, por isso, preste atenção e faça uma boa escolha. A dica número um é pesquisar sobre a cultura da empresa e entender uma vestimenta que ressalte sua personalidade, mas que esteja alinhada com a organização.  Além disso, opte pelo equilíbrio: prefira roupas neutras, que não chamem muito a atenção, e que não sejam completamente formais ou totalmente despojadas.

Chegue com antecedência

Se a entrevista for presencial, programe-se para chegar alguns minutos antes do horário marcado para a entrevista. Garanta esses minutos de reserva não só para possíveis imprevistos, mas também para chegar com tranquilidade e começar a entrevista sem fadiga ou tanta ansiedade.

Se ela for online, também é importante se conectar com antecedência e garantir que tudo esteja funcionando adequadamente. No final do artigo, você confere mais dicas para a sua entrevista online.

Mantenha sua consciência corporal 

Antes mesmo de você começar a falar durante a entrevista, a sua comunicação não verbal já está falando por você. Um estudo sobre linguagem corporal mostrou que 55% do entendimento de uma mensagem que está sendo transmitida é feito a partir de gestos, expressão facial e postura.

Por isso, a sua consciência corporal deve estar presente na entrevista. Mais do que aquilo que está sendo dito, a sua comunicação não verbal também tem um importante papel para que a sua comunicação seja assertiva.

Utilize técnicas de rapport 

O rapport é uma das técnicas da programação neurolinguística mais conhecidas. Essa técnica ajuda na criação da conexão com a outra pessoa a partir do espelhamento da sua linguagem verbal e não verbal.

Ao imitar sutilmente os gestos, expressões ou tom de voz do recrutador ou de quem estiver conduzindo a entrevista, você cria uma aproximação com a pessoa. O cérebro deduz que, quando alguém é semelhante, é possível confiar nessa pessoa.

Pesquise sobre perguntas comuns em entrevistas

Existem algumas perguntas comuns em entrevistas e processos seletivos. Antes da entrevista, busque quais são elas e formule respostas para cada uma delas. É importante destacar que, por mais frequentes que sejam essas perguntas, você deve elaborar as respostas de maneira genuína e verdadeira, não respondendo aquilo que você acredita que o recrutador deseja ouvir.

Preste atenção na sua oratória 

O domínio da oratória é percebido em momentos decisivos, quando você precisa se mostrar como um profissional de excelência. Por isso, é fundamental desenvolver a sua oratória, aprendendo técnicas e assim se desenvolver profissionalmente.

Na hora da entrevista, preste atenção em técnicas fundamentais para uma boa oratória, como controlar a respiração, projetar a sua voz com clareza, manter uma postura adequada e também o conteúdo da sua fala.

Faça boas perguntas 

É comum que, ao final da entrevista, o recrutador ou pessoa que esteja conduzindo a conversa pergunte se você tem alguma dúvida. Aproveite esse momento para fazer perguntas relevantes, sejam elas sobre a cultura da empresa, o dia a dia da área ou até mesmo sobre as expectativas em relação à posição.

Como funciona uma entrevista de emprego online

O que antes não era tão comum se tornou a alternativa para recrutadores e candidatos desde o ano passado. Muitas pessoas nunca tinham feito uma entrevista online, mas precisaram se adaptar e participar de entrevistas diretamente da própria casa.

A verdade é que existem alguns pontos específicos para as entrevistas online, mas, no geral, os cuidados necessários são os mesmos de uma entrevista presencial, como os que já citamos neste artigo.

Aqui estão algumas dicas importantes para você fazer a sua entrevista online:

Encontre um local adequado para a entrevista

Os recrutadores entendem que estamos em um momento delicado e que todos (bem, quase todos) estão em casa. Porém, é importante que você encontre um ambiente fechado e que não sofra com interferências.

Além de estar neste ambiente isolado, é importante avisar para as pessoas da sua casa que você estará em uma entrevista. Assim, elas sabem que você está ocupado naquele momento, concentrado na entrevista.

Garanta que a sua conexão está funcionando

Uma internet estável e de qualidade é fundamental para uma boa entrevista. Certifique-se de que você está com a conexão adequada, em um ambiente em que ela funcione bem. Em alguns casos, vale a pena usar a internet do seu celular para garantir que a conexão não caia durante a entrevista.

Preste atenção ao enquadramento e o fundo 

O fundo da sua imagem não pode aparecer mais do que você. Procure por um fundo neutro, uma parede sem muitos objetos e que não chamem tanto a atenção.

O enquadramento é muito importante também. O ideal é manter o equilíbrio, mostrando parte do fundo e o seu rosto também. Enquadre a câmera para que mostre da altura do seu peito até acima do seu rosto. Assim, você terá espaço para gesticular também e não passa uma impressão de “sufocamento” na imagem.

Faça testes antes de começar

Além de verificar a conexão e garantir o enquadramento ideal, faça testes com a plataforma a ser usada na entrevista. Verifique se você precisa criar uma conta, se é preciso baixar o programa ou se é possível acessar por um link, e garanta que tudo esteja funcionando bem.

Ative o modo “não perturbe”

Com o modo “não perturbe”, você garante que não apareçam notificações na sua tela durante a entrevista. Isso é importante para manter o seu foco total na entrevista, e mostra para o recrutador que a sua atenção está plena naquele momento.

Fale olhando para a câmera 

O olho no olho é um elemento muito importante na entrevista presencial. Mas é possível trazer essa sensação em uma entrevista online ao olhar diretamente para a câmera.

Uma dica para fazer isso com mais naturalidade é posicionar a tela do recrutador próximo à sua câmera. Dessa maneira, você consegue olhar para o recrutador durante a entrevista e ainda mantém o olhar direto na câmera.

Você conhecia todas essas boas práticas para entrevistas de emprego? Já tem o hábito de todas elas?

Além de colocar todas as dicas do artigo em prática, é importante que você seja você mesmo durante a entrevista. Apesar do nervosismo, que é normal, o melhor a se fazer é se mostrar de maneira genuína para o recrutador e assim avançar nas próximas etapas do processo seletivo.


Links relacionados:

Carreira profissional: Desenvolva a sua com apenas 6 dicas
Supere a timidez e destaque-se na entrevista de emprego
Currículo no LinkedIn: conecte-se com sua vida profissional
O que é inteligência emocional e porque você precisa dela?
Compartilhe