
Minha carreira - Primer RH
Definindo metas inteligentes e eficazes com o método SMART
29 de agosto de 2019

A partir da missão, da razão de ser, criamos nossos objetivos com metas específicas, descrevendo os resultados desejados, que irão orientar nossas ações e nosso planejamento. O modelo SMART é um método de definição de metas para os objetivos que se deseja alcançar.
Criada por Peter Drucker, é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente. Saber apenas quais são nossos objetivos — muitas vezes — não é o suficiente para atingi-los, para o fazermos, precisamos de metas. E a falta de metas é um problema que afeta tanto profissionais quanto empresas. Uma meta, seja qual for, só pode ser chamada de meta quando é traçada segundo cinco variáveis.
A sigla SMART é composta pelas letras iniciais das palavras (em inglês) que representam os cinco atributos necessários para que uma meta seja considerada válida. São elas:
SPECIFIC (específica):
As metas devem ser claras, objetivas e detalhadas, a fim de evitar equívocos. Quanto mais específica for a meta, mais direcionado estará seu caminho.
MENSURABLE (mensurável):
As metas devem possibilitar uma forma de medição e ser quantificáveis, objetivas e palpáveis.
ATTAINABLE (alcançável):
As metas devem ser razoáveis e viáveis. Uma meta tem que ser alcançável, possível, viável. Sem sonhos impossíveis e devaneios.
RELEVANT (relevante):
A meta deve ser relevante para o trabalho e deve contribuir para o alcance do objetivo ou da missão. A meta tem que ser importante, significante, desafiadora.
TIME-BASED (baseada no tempo, temporal):
A meta deve incluir cronogramas específicos e prazos finais. Muitas metas são bem específicas, mensuráveis, possíveis e importantes, porém, não estão encaixadas em um limite de tempo. Sem prazo as metas são abandonadas.
Em certos momentos, realizar esse processo pode ser complicado. Portanto, para facilitá-lo, um passo a passo para implementação de um novo hábito pode ajudar bastante:
— Escolha um hábito fácil de colocar em prática.
— Aumente aos poucos a “dificuldade” de seu hábito.
— Divida seu hábito em blocos de tempo.
— Saiu da linha? Volte imediatamente. O problema aparece quando você faz da exceção, a regra. Se sentir dificuldade de continuar com o novo hábito, peça ajuda a alguém de confiança para “fiscalizar” seus hábitos todos os dias.
— Anote seu progresso, assim saberá o quanto percorreu da jornada até a meta.
– Vá com calma e seja paciente. Siga um ritmo que você sabe que vai conseguir ser frequente.
E para encerar:
Por quê a maioria das pessoas costuma falhar em atingir metas?
92% das metas definidas acabam sendo abandonadas dias depois e alguns aspectos como a falta de comprometimento e de ação podem colaborar para isso.
Alguns até definem sua meta SMART, escrevem datas e tarefas importantes a serem realizadas. Sabem absolutamente tudo que devem fazer, mas somente na teoria. O primeiro passo costuma ser o mais difícil para tirar uma meta SMART do papel.
Portanto, tente ao menos fazer o primeiro movimento em direção a seus sonhos.
Pois, a forma como você enxerga o mundo define seu futuro.
