Minha carreira - Primer RH

Multipotencialidade: você pode ser o que você quiser

15 de agosto de 2019

Multipotencial é aquela pessoa que tem uma gama de empregos e variados interesses durante a vida.

 

Quando criança, quem nunca foi perguntado sobre o queria ser quando crescesse? Muitos de nós já tínhamos a resposta na ponta da língua. Queríamos ser tudo e mais um pouco, ou uma coisa só que amaria fazer pelo resto da vida. Então, crescemos. E somos preparados para uma única coisa: estudar, passar no vestibular e ter um emprego estável, que pague bem trabalhando pouco.

Acontece que a vida não é apenas isso. Nós descobrimos talentos ocultos enquanto evoluímos, adquirindo habilidades e por consequência nos tornamos bons em muitas coisas. O designer é ótimo escrevendo, assim como a pintora também dança e o contador sabe tocar gaita, etc. Essas pessoas tratam-se de pessoas multipotenciais.

Isto é, colocando em termos, multipotencialidade é a habilidade e preferência de uma pessoa, particularmente com forte curiosidade intelectual e/ou artística, em alcançar sucesso em duas ou mais áreas. Essa característica permite explorar diferentes conhecimentos, se interessar rapidamente por coisas novas, se adaptar a qualquer tipo de grupo e conseguir aplicar mais de uma habilidade no cotidiano.

 

Alguns dos sinais da multipotencialidade são:

 

  • – Rápido aprendizado,
  • – Curiosidade aguçada,
  • – Sede de conhecimento,
  • – Adaptabilidade diante de novas situações.

 

E estes são só alguns dos sinais, existem muitos outros que podem ser identificados.

 

Nos dias atuais, é importante encorajarmos as pessoas multipotenciais a serem elas mesmas. A maioria dos problemas atuais no mundo são complexos e multidisciplinares e pessoas criativas, inovadoras e multipotenciais são muito bem vindas para resolvê-los.

 

Contudo, o mercado de trabalho não retém pessoas com esses talentos a fim de que atinjam todo o seu potencial. Seria maravilhosa a integração de multipotencialistas e especialistas, trabalhando juntos e levando ideias mundo afora.

Por outro lado, descobrir que algo como essa característica existe e que, sim, existem outras pessoas no mundo que agem como muitos de nós e sofrem dos mesmos questionamentos, nos alivia.


Confira o vídeo “Por que alguns não têm uma vocação específica” da coach, escritora e também multipotencialista Emilie Wapnick no TED Talks.

Compartilhe